Ensino Fundamental II

OBJETIVO

Visando diminuir a fragmentação do conhecimento oferecido aos alunos, o currículo estará organizado pelo agrupamento das disciplinas, antes isoladas, em áreas do conhecimento.
Um currículo integrado pretende formar e informar o aluno para o presente e para o futuro. Para formar um aluno crítico e participativo, um legítimo cidadão é preciso oferecer a ele ferramentas potentes, vinculando à aprendizagem a realidade, aproximando teoria e prática, de modo que o aluno possa, progressivamente, entender as demandas acadêmicas e profissionais.

 

O QUE SE APRENDE?

Valorizar o Raciocínio
O Conhecimento é construído com o aluno em contato com a realidade, trabalhando todo o conteúdo estabelecido oficialmente (PCNs) e do interesse do grupo para cada série/ano ou disciplina através de projetos integrados, das soluções de problemas e da aprendizagem por descoberta. O assunto proposto respeita a curiosidade do aluno e as atividades são associadas a temas atuais. A aprendizagem incentiva a não decorar assuntos, masa: raciocinar – formular hipóteses – experimentar – concluir.

 

ONDE SE APRENDE?

Salas ambientes facilitam a aprendizagem.
O espaço da sala de aula modifica-se de acordo com a proposta a ser realizada, de maneira que possam trabalhar em grupo, trios, duplas e individualmente. Além do uso da sala comuns a todos, o Educandário oferece salas ambientes: Filosofia, Laboratório de Ciências, Informática, Artes, Música, auditório, quadra, jardim (espaço leitura) e biblioteca. Desta forma o aluno pode contar com um ambiente facilitador para a aprendizagem, obtendo vários instrumentos de aprendizagem No espaço que se destina a estudar naquele momento.

 

COMO SE APRENDE?

Projetos Integrados.
A programação didático-pedagógica está estruturada tendo como referencia um tema geral e, em cada mês e semanas, os estudos de cada disciplina específica se voltam para aspectos deste tema, analisando o momento atual, em diferentes enfoques. Os temas são pontos de cruzamento das diversas ciências estudadas. Ao longo do ano, novos temas vão surgindo conforme o interesse dos alunos e do encaminhamento dos projetos.
Em meio a projetos e situações diversas, os alunos são os agentes de sua própria aprendizagem, pois expõem o que sabem, ouvem e pensam sobre os comentários de outros, enfrentam problemas, consideram informações apresentadas pelo educador e a partir de tudo isso produzem.
No Educandário a produção dos alunos é valorizada e respeitada. Baseando-se na relação que os alunos têm com a sua própria produção é configurada a relação que os colegas e adultos estabelecem com seus trabalhos.

 

AVALIAÇÃO

É o resultado da aprendizagem.
O Sistema de Avaliação no Educandário é diagnóstica, ou seja nossa preocupação é com o aprendizado do aluno. Para tanto são necessários acompanhamento diário de suas capacidades e desenvolvimento para que seja estimulado a aprender a aprender.
Para não quantificar excessivamente o desenvolvimento da aprendizagem ,o resultado da avaliação se traduz pelos conceitos A,B,C,D e E.
A Avaliação é contínua, trimestral, todos os dias o aluno é avaliado em sua participação em aula, em suas atividades, produções de texto, exercícios e a maneira como utiliza os conhecimentos adquiridos.
Semana de Avaliação trimestral: provas de dissertação, múltipla escolha e teste – preparando o aluno para o vestibular.
Recuperação após cada trimestre com plantão de dúvidas e atividades de elaboração em classe e casa.

 

O ALUNO TEM UM TUTOR

Auxilia na aprendizagem.
Para melhor acompanhamento dos alunos nesta fase tão importante, cada turma possui um professor tutor da classe, ou seja, um professor que irá acompanhá-los mais diretamente em todas as disciplinas e estará frequentemente dialogando para criar um vínculo afetivo. Este tutor, se responsabilizará em registrar suas observações e as dos demais educadores nos relatórios individuais e estará em constante contato com os pais em reuniões e convocações.

 

A COMUNICAÇÃO DA APRENDIZAGEM À FAMÍLIA

Para comunicar as aprendizagens dos alunos, temos diferentes frentes de ação, como as reuniões de pais, para tratar de assuntos educacionais relativos às turmas específicas; relatórios trimestrais do aluno que retratam sua individualidade e desempenho; relatórios que descrevem as situações de aprendizagem proporcionados no trimestre; boletim específico com a verificação do rendimento por componente curricular e entrega das produções dos alunos organizadas em pasta.
Os pais são informados sobre o processo de aprendizagem e convocados toda vez que o aluno necessita de ajuda da família para melhorar seu desempenho.

 

CENTRO CULTURAL

Atividades extra curriculares: artesanato, dança, teatro, música, violino, violão, piano, flauta, coral, futebol e vôlei.

Horário: das 7h00 Às 12h20

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