Ensino Fundamental I

OBJETIVO

No Educandário Allan Kardec os alunos compartilham um conjunto de situações regulares em sua forma e freqüência (rotina), que envolvem ações estruturantes para o bem estar dos alunos na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação social, como a Autonomia e a Cooperação. Nesta fase o professor é polivalente, um único professor é responsável pelo trabalho das áreas de Português, Matemática, Ciências, Filosofia, História e Geografia; e somente as aulas de Ed.Física, Inglês, Espanhol, Artes, Laboratório Corporal e música dadas as suas características, são conduzidas por professores especialistas.

 

O QUE SE APRENDE?

O Conhecimento é construído com o aluno em contato com a realidade, trabalhando todo o conteúdo estabelecido oficialmente (PCNs) e do interesse do grupo para cada série/ano ou disciplina através de projetos integrados, das soluções de problemas e da aprendizagem por descoberta. O assunto proposto respeita a curiosidade do aluno e as atividades são associadas a temas atuais. A aprendizagem incentiva a não decorar assuntos, mas: raciocinar – formular hipóteses – experimentar – concluir.

 

ALFABETIZAÇÃO

Através de um método natural de aquisição e aperfeiçoamento da língua, a criança aprende a ler e a escrever vivendo situações significativas de aprendizagem. Os alunos são estimulados a desde de pequenos produzirem seus próprios textos, inicialmente registrados pela professora. A produção escrita deles é o acervo principal para aquisição do código lingüístico. Convivendo na realidade, em contato com os diversos registros, com os seus próprios textos, eles vão penetrando no maravilhoso mundo da leitura e da escrita.

 

ONDE SE APRENDE?

O espaço da sala de aula modifica-se de acordo com a proposta a ser realizada, de maneira que possam trabalhar em grupo, trios, duplas e individualmente. Além do uso das salas ambientes: laboratório, filosofia, Informática, Artes, Música, auditório, quadra, parque e biblioteca.

 

COMO SE APRENDE?

A programação didático-pedagógica está estruturada tendo como referencia um tema geral e, em cada mês e semanas, os estudos de cada disciplina específica se voltam para aspectos deste tema, analisando o momento atual, em diferentes enfoques. Os temas são pontos de cruzamento das diversas ciências estudadas. Ao longo do ano, novos temas vão surgindo conforme o interesse dos alunos e do encaminhamento dos projetos.
Em meio a projetos e situações diversas, os alunos são os agentes de sua própria aprendizagem, pois expõem o que sabem, ouvem e pensam sobre os comentários de outros, enfrentam problemas, consideram informações apresentadas pelo educador e a partir de tudo isso produzem.
No Educandário a produção dos alunos é valorizada e respeitada. Baseando-se na relação que os alunos têm com a sua própria produção é configurada a relação que os colegas e adultos estabelecem com seus trabalhos.

 

AVALIAÇÃO

O Sistema de Avaliação no Educandário é diagnóstica, ou seja nossa preocupação é com o aprendizado do aluno. Para tanto são necessários acompanhamento diário de suas capacidades e desenvolvimento para que seja estimulado a aprender a aprender.
Para não quantificar excessivamente o desenvolvimento da aprendizagem, o resultado da avaliação se traduz pelos conceitos A, B,C,D e E.
A Avaliação é contínua, trimestral, todos os dias o aluno é avaliado em sua participação em aula, em suas atividades, produções de texto, exercícios e a maneira como utiliza os conhecimentos adquiridos.
Recuperação após cada trimestre com atividades extra, em classe e para casa.

 

A COMUNICAÇÃO DA APRENDIZAGEM À FAMÍLIA

Para comunicar as aprendizagens dos alunos, temos diferentes frentes de ação, como as reuniões de pais, para tratar de assuntos educacionais relativos às turmas específicas; relatórios trimestrais do aluno que retratam sua individualidade e desempenho; relatórios que descrevem as situações de aprendizagem proporcionados no trimestre; boletim específico com a verificação do rendimento por componente curricular e entrega das produções dos alunos organizadas em forma de apostila. Além dos encontros com a coordenação que podem ser agendados pelas famílias ou pela escola sempre que necessário.

 

CENTRO CULTURAL

Atividades extra curriculares: artesanato, violino, violão, piano, flauta, futebol, teatro, música e judô.

HORÁRIO: Das 7h00 às 12h20A avaliação

Últimos Posts

Facebook