Educação Infantil

OBJETIVO

No Educandário Allan Kardec os alunos compartilham um conjunto de situações regulares em sua forma e frequência (rotina), que envolvem ações estruturantes para o bem estar dos alunos na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação social, como a Autonomia e a Cooperação.

 

O QUE SE APRENDE:

Um ensino que valoriza a prática

Saber jogar, participar socialmente, trabalhar coletivamente, construir conhecimento, descobrir por si mesmo, criar, inventar, enfim aprender a aprender com prazer.
O aluno desde o Minimaternal é convidado a conhecer à cultura em amplo acesso: desde a seleção criteriosa de literatura e de bons textos para os alunos, ao contato com obras de pintores consagrados.
O Trabalho da Educação Infantil está organizado por eixos temáticos que envolvem: Identidade e Autonomia; Linguagem oral e escrita; Matemática; Conhecimento do mundo; Filosofia; Música; Artes e Laboratório Corporal.

 

ALFABETIZAÇÃO

Através de um método natural de aquisição e aperfeiçoamento da língua, a criança aprende a ler e a escrever vivendo situações significativas de aprendizagem.
Os alunos são estimulados a desde de pequenos produzirem seus próprios textos, inicialmente registrados pela professora.
A produção escrita deles é o acervo principal para aquisição do código lingüístico. Convivendo na realidade, em contato com os diversos registros, com os seus próprios textos, eles vão penetrando no maravilhoso mundo da leitura e da escrita.

 

ONDE SE APRENDE

Em cada espaço uma nova descoberta.
O espaço da sala de aula modifica-se de acordo com a proposta a ser realizada, de maneira que possam trabalhar em grupo, trios, duplas e individualmente. Além do uso das salas ambientes: Biblioteca, Informática, Artes, Música, auditório, quadra e parque.

 

COMO SE APRENDE

Em meio a projetos e situações diversas, os alunos são os agentes de sua própria aprendizagem, pois expõem o que sabem, ouvem e pensam sobre os comentários de outros, enfrentam problemas, consideram informações apresentadas pelo educador e a partir de tudo isso, produzem.
No Educandário a produção dos alunos é valorizada e respeitada. Baseando-se na relação que os alunos têm com a sua própria produção é configurada a relação que os colegas e adultos estabelecem com seus trabalhos.

 

A COMUNICAÇÃO DA APRENDIZAGEM À FAMÍLIA

Para comunicar as aprendizagens dos alunos, temos diferentes frentes de ação, como as reuniões de pais duas vezes por semestre, para tratar de assuntos educacionais relativos às turmas específicas; relatórios trimestrais do aluno que retratam sua individualidade e desempenho; relatórios que descrevem as situações de aprendizagem proporcionados no trimestre; boletim específico com a verificação do rendimento por componente curricular e entrega das produções dos alunos organizadas em forma de apostila. Além dos encontros com a coordenação que podem ser agendados pelas famílias ou pela escola sempre que necessário.

 

CENTRO CULTURAL

Atividades extras curriculares: ballet, judô, horta, aula de música e hora do conto.

Horário:
Das 7h00 às 12h10 (período da manhã).
Das 7h00 às 17h30 (período Integral).

Últimos Posts

Facebook